top of page

Saúde única: a junção da saúde humana, animal e ambiental

Caros,

Já escrevi alguns posts sobre o conceito de Saúde Única, conceito que ressalta a indissociável ligação que existe entre os pensamentos ao redor da saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental, mas o mesmo é tão importante que merece destaque sempre!!!

O conceito de saúde única (do inglês one health) foi concebido modernamente por Calvin W. Schwabe (1927–2006), Médico Veterinário que labutava nas áreas de epidemiologia e parasitologia em seu livro “Veterinary Medicine and Human Health” e vem ganhando força, como mostra os documentos de instituições transnacionais que endossam e estimulam a adoção de medidas que considerem o conceito de saúde única:


Documento da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Internacional de Epizootias (OIE) em forma de manual para implantação da colaboração entre autoridades governamentais e não governamentais responsáveis pelas sanidade (ou saúde) animal e a saúde humana, como por exemplo Ministérios da Saúde e Agricultura.

Documento da  Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) contendo um plano estratégico para adoção da agenda da saúde única.

Documento editado pela OMS, FAO, OIE pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Banco Mundial e pela Coordenação das Nações Unidas para a Influenza que relata os compromissos e capacidades a serem desenvolvidas mundialmente para o controle de doenças infecciosas emergentes e reemergentes, como por exemplo a sempre em pauta Influenza.

Documento editado pelo Banco Mundial que realiza estudo sobre a atual situação de entendimento dos conceitos de saúde única, das maneiras de operacionalização dos mesmos e das possibilidades de levantamento e economia de recursos para e em cado de adoção de abordagens nacionais em saúde única.

Documento do Instituto de Medicina da National Academies, dos EUA, que versa sobre as capacidades de vigilância de doenças zoonóticas por todo o mundo, realçando a importância de uma abordagem integrada entre as visões de saúde humana e animal.

Salve Muniz!


One health
1 visualização0 comentário

댓글


bottom of page