top of page

O Dia do Serviço de Veterinária na Academia Militar das Agulhas Negras

No dia 19 de junho, em Resende-RJ, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) comemorou o Dia do Serviço de Veterinária do Exército Brasileiro com uma formatura geral, na qual os Médicos Veterinários militares reverenciaram seu patrono, o Tenente Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, fazendo referência à data de seu 139º aniversário de nascimento, ocorrido no dia 17 de junho.

A solenidade foi marcada pelo canto da Canção da Veterinária e pela leitura de um texto alusivo redigido por um cadete, aluno em curso na AMAN. O texto fez referência à atuação da Medicina Veterinária Militar Brasileira, com destaque à sua missão primordial: proteger a saúde dos militares através de ações de biossegurança, as quais envolvem a proteção da água e dos alimentos, a defesa biológica, a saúde pública e a proteção ambiental.

Os Oficiais Veterinários desfilaram em posição de destaque, à frente da tropa, homenageando o patrono do Serviço de Veterinária que teve seu busto exposto no pátio Marechal Mascarenhas de Morais, escoltado por uma guarda composta por quatro cadetes vestindo uniformes históricos.

Após as solenidades no pátio Marechal Mascarenhas de Morais, com palavras de seu diretor, o Tenente Coronel Henrique, e canto da Canção da Veterinária, o Hospital Veterinário da AMAN ainda rendeu suas homenagens a Muniz de Aragão, um brasileiro que viveu a frente do seu tempo.

Salve Muniz!

0 visualização0 comentário
bottom of page