top of page

Medicina Veterinária militar, especialidade no campo da saúde

Caros,

Inicio assim, uma série de artigos que publicarei sobre a inserção da Medicina Veterinária militar dentro do Exército Brasileiro. Convido todos a participar e colaborar com artigos, comentários, visões, etc, para que possamos enriquecer e solidificar nosso espaço dentro do EB.

Coloco primeiro a visão mais recente da Força sobre nossa atividade, contida na portaria nº 170, do Estado Maior do Exército, de 30 de novembro de 2010, que versa sobre muitos assuntos, dentre eles a inserção da Medicina Veterinária militar dentro do EB.

Fica aqui extrato significativo, que nos interessa muito:

“A Veterinária Militar é, hodiernamente, uma especialidade estratégica no campo da Saúde, uma vez que é vocacionada para as ações de Defesa Biológica, Saúde Pública / Vigilância Sanitária e Gestão Ambiental, além das missões mais tradicionais (manejo da saúde de animais de uso militar, inspeção de alimentos, controle de zoonoses, entre outras), devendo, portanto compor o Serviço de Saúde do Exército, ao invés do QCO”

Portaria n° 170, EME, de 30 de novembro de 2010

Essa portaria nos torna a alertar sobre a vocação da Medicina Veterinária militar, desenhada por Muniz de Aragão há mais de cem anos, e que tem como principal objetivo a SAÚDE MILITAR.

Quem quiser ter acesso ao Boletim do Exército que contém portaria por inteiro clique aqui.

1 visualização0 comentário
bottom of page