top of page

Dia do Serviço de Veterinária do Exército Brasileiro!

Caros,

Hoje comemora-se o Dia do Serviço de Veterinária do Exército Brasileiro e, homenagens a seu patrono, o Coronel Muniz de Aragão, são realizadas por todo o Brasil.

O Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão nasceu em 1874 na Bahia e ao longo de sua vida, realizou inúmeros feitos nas áreas acadêmica e militar, dentre elas a idealização e inauguração da primeira escola de Medicina Veterinária do Brasil, a Escola de Veterinária do Exército, e a organização do Serviço de Veterinária do Exército.

Por todos os feitos, em 1940, foi reconhecido em decreto presidencial como o Patrono do Serviço de Veterinária e é cultuado atualmente por todos os rincões do nosso país.

A Medicina Veterinária militar brasileira atual, calcada nos ensinamentos do Coronel Muniz de Aragão, é campo estratégico da área da saúde militar, compreendendo as áreas de proteção alimentar, saúde pública e biossegurança, saúde animal, defesa biológica, proteção ambiental, dentre outras.

Coloco aqui edição especial do Alambari, informativo veiculado na Academia Militar das Agulhas Negras neste período, que traz informações sobre a história, funções e atualidades acerca da Medicina Veterinária militar dentro do Exército Brasileiro.

Salve Muniz!!


Muniz2
1 visualização0 comentário
bottom of page