top of page

Coronel do Exército Brasileiro recebe a maior honraria da Medicina Veterinária mundial

O ilustre Milton Thiago de Mello, médico veterinário, coronel do Exército Brasileiro, professor, e presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, foi agraciado com o Prêmio John Gamgee – medalha de ouro com efígie do Patrono – a mais alta honraria da Medicina Veterinária Mundial, por indicação da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.

A solenidade de outorga do prêmio, no dia 19 de setembro de 2013, durante o 31º Congresso Mundial de Veterinária, realizado em Praga, República Tcheca, dentro das comemorações do sesquicentenário de fundação da World Veterinary Association – WVA e dos Congressos Mundiais de Veterinária.

Na ocasião, Milton Thiago de Mello em seu pronunciamento, agradeceu a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária pela sua indicação ao prêmio, em cuja disputa concorreu com grande expoentes da mundiais e ainda, declarou que  gostaria de dividir o prêmio com a Medicina Veterinária brasileira que possui projeção internacional inconteste.

A honraria, até então, havia sido outorgado somente a três grandes personalidades da Medicina Veterinária mundial: Sir T. Dalling, pesquisador da FAO, em 1963; Professor W.I. B. Beveridge, da Universidade de Sidney, em 1975 e Professor R. Vuillaume, da Universidade de Alfort, em 1983.

Carreira

Nascido em 5 de fevereiro de 1916, Milton Thiago de Mello graduou-se em 1937 pela Escola de Veterinária do Exército, no Rio de Janeiro. Obteve o título de doutor em microbiologia no ano de 1946, na Escola Nacional de Veterinária. Atuou como médico veterinário em diversas organizações militares e como professor no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Atuou ativamente no Instituto Oswaldo Cruz no período compreendido entre 1944 e 1960. Foi professor e pesquisador na Universidade de Brasilia. Esteve envolvido com 14 Sociedades Cientificas e vários Congressos nacionais e internacionais. Escreveu 224 textos científicos, entre artigos e livros.

Nos últimos 20 anos, Milton esteve envolvido no desenvolvimento de pesquisas com primatas, conservação da vida selvagem, educação veterinária e história da Medicina Veterinária no Brasil. Sua publicação mais recente foi o livro “The Veterinary Profession at the future threshold”.


MiltonThiagoDeMello
2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page